História

Sá Morais Castro - Como tudo começou

A história da empresa Sá Morais Castro começa em meados do século XX, quando José Maria Sá Morais Castro e sua mulher Maria Luísa Sá Morais Cabral Castro recebem as respetivas heranças, composta por olivais, terras de campo, pastagens, vinhas e hortas, na zona de Macedo de Cavaleiros e Mirandela, Trás-os-Montes.

Até uma determinada altura, houve uma grande aposta na pecuária nomeadamente em bovinos, ovinos e caprinos. Mais tarde, com uma visão de crescimento e especialização em mente, iniciam a aquisição de mais terras e dão início à plantação de olivais e amendoais. Ao longo dos anos, José Maria Sá Morais Castro aposta na mecanização da apanha da azeitona e da amêndoa, adquirindo máquinas tecnologicamente avançadas para a época. Em 1997 é criada a empresa Sá Morais castro – SMC, tendo como objetivo a aposta na agricultura através do desenvolvimento do olival, amendoal e vinha. Após o falecimento de José Maria Sá Morais Castro, tem-se apostado na conversão do olival de sequeiro em regadio, no aumento significativo da produtividade pela introdução de novas técnicas e plantação de mais olival e amendoal.

Atualmente gerimos 600 hectares de terras nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela, sendo 374 hectares de olival (317 já em regime de regadio), 42 hectares de amendoal, 70 hectares de floresta, 41 hectares de montado, 24 hectares de pastagens permanentes arbustivas e 50 hectares de terras em pousio para plantação.

A Sá Morais Castro tem ganho vários prémios, dos quais se destaca:

– Constar da lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar de 2016, 2017 e 2018 (revista EXAME)

– Prémio Nacional de Agricultura 2016 – iniciativa do BPI e Grupo COFINA, patrocinada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

VEJA O VÍDEO

A história da empresa Sá Morais Castro começa em meados do século XX, quando José Maria Sá Morais Castro e sua mulher Maria Luísa Sá Morais Cabral Castro recebem as respetivas heranças dos seus Pais, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela, em Trás-os-Montes. 

CONTACTOS