Projetos PDR 2020

A Sá Morais Castro no presente quadro comunitário (PDR2020) apresentou 2 candidaturas, com vista ao aumento da competitividade da exploração:

PDR2020-FEADER-321-006117 (838,562.49€ de investimento elegível aprovado)

Titulo: Plantação de olival, com instalação de sistema de rega localizada, aquisição de máquinas e equipamentos

Os investimentos afetos a esta candidatura foram realizados em três freguesias, na União de freguesias de Talhinhas e Bagueixe, na localidade de Talhinhas, na Freguesia de Talhas no concelho de Macedo de Cavaleiros e na Freguesia de Mascarenhas na localidade de Paradela, concelho de Mirandela.

Foram adquiridos as seguintes máquinas/equipamentos agrícolas: 2 vibradores frontais da Marca Videlsur; 2 carregadores frontais da marca John Deere e Mx; 1 reboque de 10 toneladas/ 2 eixos da marca Herculano modelo T2ET; 1 gancho/grua da marca Lopez Garrido; 2 tratores da marca John Deere modelos 6135 M e 6120 M com 135 cv e 120 cv respetivamente.

Na localidade de Paradela, foi promovida a escavação/construção de uma charca vulgarmente designada por charca do cabeço com capacidade para 40 mil m3 de água. Instalação de sistema de rega gota-a-gota em 60,9 hectares, e respetivas infraestruturas hidráulicas de apoio à rega e reconversão de 3 hectares de olival.

Na localidade de Talhinhas foram levados a cabo a Plantação de 20 hectares de olival com instalação de sistema de rega gota-a-gota e respetivas infraestruturas hidráulicas de apoio à rega nos hectares plantados.

Na Freguesia de Talhas foram plantados 15,9 hectares de olival, sendo que 4,6 hectares são de reconversão de olival antigo em olival novo.

PDR2020-3.2.1-FEADER-035814 (574,494.40€ de investimento elegível)

Titulo: Investimento na exploração agrícola, com plantação de Olival, instalação de sistema de rega, e aquisição de máquinas e alfaias agrícolas.

Os investimentos afetos a esta candidatura foram realizados em 4 freguesias, na União de freguesias de Talhinhas e Bagueixe, na localidade de Talhinhas, na Freguesia de Talhas no concelho de Macedo de Cavaleiros e nas Freguesias de Mascarenhas (localidade de Paradela) e Alvites, concelho de Mirandela.

Foram adquiridas as seguintes máquinas/equipamentos agrícolas: trator Marca John Deere modelo 6115 MC com 115cv, pulverizador rocha Cronos Olive NVS 3000; Cisterna Galucho CG 6000; vibrador Frontal com apara frutos marca Videlsur; Limpa Bermas Becchio & Mandrille modelo BM048.

Na localidade de Paradela, foi promovida a instalação de rega gota-a-gota e respetivas infraestruturas hidráulicas de apoio à rega em 17,5 hectares.

Na localidade de Alvites, foi promovida a instalação de rega gota-a-gota e respetivas infraestruturas hidráulicas de apoio à rega em 3,9 hectares, incluído a escavação de um poço.

Na localidade de Talhinhas foram levados a cabo a Plantação de 12,9 hectares de olival com instalação de sistema de rega gota-a-gota e respetivas infraestruturas hidráulicas de apoio à rega em 13,9 hectares. Foi construída a charca da Froeira, que possui impermeabilização.

Na Freguesia de Talhas foram instalados dois novos sistemas de rega nomeadamente:

– O Sistema do Cando com onde foi instalado sistema de rega gota-a-gota e respetivas infraestruturas hidráulicas em 25 hectares de olival, onde foi também construída a Charca do Cando que possui impermeabilização.

– O Sistema dos Navalhos onde foi instalado sistema de rega gota-a-gota e respetivas infraestruturas hidráulicas em 9, hectares de olival, foi ainda construído/ escavado um poço, sendo que o sistema dos Navalhos difere de todos os outros uma vez que é alimentado por energia gerada através da luz solar.

Foram ainda plantados 5,7 hectares de olival na freguesia de Talhas.

Fichas  de  Projeto

© 2021 SMC – Sá Morais Castro, Lda. Todos os direitos reservados | Powered by Byte Brand